Páginas

Boletim O Mensageiro nº 82 da Comunhão

Brasília/DF | Edição 82 |10 de outubro de 2013

Comunhão lança no domingo livro A história do Espiritualismo

o próximo domingo (13), às 18 horas, a Comunhão promove o lançamento do livro A História do Espiritualismo, de Arthur Conan Doyle.
O evento vai contar com a presença do tradutor da obra, José Carlos da Silva Silveira.
Mais conhecido como autor das histórias do detetive Sherlock Holmes, Conan Doyle passou a se interessar em 1887 pelo Espiritismo. É neste ano que começou a frequentar sessões mediúnicas.
Em 1918, publicou "A Nova Revelação", obra em que manifesta a sua convicção na explicação de manifestações paranormais.
A História do Espiritualismo, que é de 1926, aborda a história dos movimentos anglo-saxônico, francês, alemão e italiano, com destaque para os fenômenos físicos e as materializações espirituais produzidas por Eusápia Paladino e Mina "Margery" Crandon.

Fóruns da DED

A Diretoria de Estudos Doutrinários (DED) promove, em outubro, dois fóruns abertos ao público no auditório Bezerra de Menezes, de 19h30 às 21h.
Com uma hora de exposição e meia hora para perguntas, o primeiro – O passe espírita, com Maria Luiza Bezerra – acontece no dia 11. O segundo encontro – Depressão e alegria de viver, com Neuza Zaponni – será no dia 25.

Psicólogos abordam questões emocionais à luz do espiritismo




Fonte: Jornal Mural

Há quatro anos, profissionais da área de psicologia se revezam na apresentação de palestras na Comunhão Espírita sobre questões emocionais.  Os participantes do Projeto Boa Nova recebem esclarecimentos dentro da visão da Doutrina Espírita. Os encontros acontecem no último domingo de cada mês, no auditório Bezerra de Meneses, das 10h ao meio-dia.
O coordenador do projeto, o psicólogo José Carlos Sousa, acredita nos benefícios proporcionados àquelas pessoas aflitas para entenderem as adversidades da jornada terrena. O público engloba todas as faixas etárias. De adolescentes a adultos. Ultimamente, segundo o coordenador, tem aumentado a frequência por parte dos jovens, “o que é um bom sinal”, pondera.
Devido a essa demanda, as palestras passaram a ser ministradas no auditório Bezerra de Meneses, salão principal da Comunhão. O tempo é dividido em duas etapas: uma hora e meia para palestra e meia hora para perguntas.  Neste contexto, José Carlos aguarda a colaboração de possíveis voluntários para melhor atender ao público, numa dinâmica de perguntas e respostas.
A palestra de 29 de setembro abordou o tema “Resolvendo problemas: Autoestima e Crescimento Pessoal”, apresentado pela psicóloga Beatriz Losi.

Projeto Vida estimula reflexão sobre vida, morte e reencarnação





Fonte: Jornal Mural

A Comunhão Espírita oferece apoio fraterno abrangente para nossa reforma íntima, que muitas vezes vamos descobrindo aos poucos ou no momento de necessidade. É o caso do Projeto Vida, que focaliza temas levantados por pessoas que buscam a Comunhão inquietas quanto às questões do desencarne e da reencarnação.
Segundo a psicóloga Neuza Zapponi, uma das coordenadoras do projeto, o intuito é favorecer o processo de autotransformação das pessoas, transmitindo aos participantes informações fundamentadas na Doutrina Espírita, estimulando a reflexão e modificando concepções, além de minorar o sofrimento das pessoas que buscam a assistência da Casa.
O Projeto Vida, que integra a Diretoria de Atendimento e Orientação (DAO), foi iniciado em abril de 2009 e, desde então, tem sido coordenado por José Carlos de Sousa e por Neuza Zapponi. “Desde o início do Projeto contamos com a orientação de equipes espirituais que nos inspiram a temática anual e também se comunicam por psicografia, com orientações claras e diretas”, destaca Neuza.
As palestras temáticas, abertas ao público em geral, normalmente ocorrem no penúltimo domingo de cada mês, das 10h às 12h, no auditório Bezerra de Menezes. A programação anual segue uma temática unificadora do ano todo. Para 2013, a temática está sendo “Ecologia do Ser”. As palestras são transmitidas ao vivo pela rádio WEB da Comunhão e pela TV-CEI, sendo também gravadas e o material (em MP3 e DVD) fica à disposição para compra na livraria da Comunhão.

Campanha de Natal



Fonte: Jornal Mural
A Diretoria de Promoção Social (DPS) pede doações para compor cerca de 130 cestas básicas que serão entregues para a comemoração de Natal às famílias auxiliadas pela Comunhão, com prioridade para as que possuam pessoas com deficiência.
Os gêneros alimentícios devem ser entregues no Almoxarifado (Campanha Auta de Sousa). Algumas sugestões são: farofa, batata frita, enlatados em geral (sardinha, atum, milho verde, ervilha), doces enlatados, panetones, geléias, sucos de fruta em embalagem do tipo longa vida (evitar embalagens de vidro), chocolates e achocolatados, entre outros.

Auto de fé de Barcelona completa 152 anos



Na última quarta-feira (9) completaram-se 152 anos do episódico que passou a história como o Auto de fé de Barcelona. O conceito foi cunhado por Allan Kardec no subtítulo do artigo "O resto da Idade Média", publicado em novembro, de 1861, na "Revue Spirite".
No artigo Allan Kardec se refere à queima, em praça pública, de trezentos livros espíritas, realizada em 9 de outubro, de 1861, na cidade de Barcelona, Espanha. O inicio desse triste registro tem conta com a inciativa de Maurice Lachâtre, editor francês, em Barcelona, quando solicitou a Kardec, seu compatriota, em Paris, uma partida de livros espíritas, para vendê-los na Espanha.
Quando os livros chegaram ao país, foram apreendidos na alfândega, por ordem do Bispo de Barcelona, Antonio Palau Termes (1857–1862), sob a alegação de que "A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outros países".
O mesmo eclesiástico recusou-se a reexportar as obras apreendidas, condenando-as à destruição pelo fogo.
O "auto-de-fé" ocorreu na esplanada de Barcelona, às 10h30 da manhã.
Conforme lista oficial transcrita na "Revue Spirite", foram queimados os seguintes títulos: "Revue Spirite", dirigida por Allan Kardec; "A Revista Espiritualista", dirigida por Piérard; "O Livro dos Espíritos", por Allan Kardec; "O Livro dos Médiuns", por Allan Kardec; "O que é o Espiritismo?", por Allan Kardec; "Fragmento de sonata", atribuído ao Espírito de Mozart; "Carta de um católico sobre o Espiritismo", pelo doutor Grand; "A História de Jeanne d'Arc", atribuído a Joana D'arc pela médium Ermance Dufaux; "A realidade dos Espíritos demonstrada pela escrita direta", pelo barão de Guldenstubbé.

Estante Espírita



Fonte: Jornal Mural
Neste mês de outubro, a Estante Espírita, do Jornal Mural, indica os livros da coleção Fonte Viva, escritos pelo espírito Emmanuel, conhecido por ser o guia espiritual do médium Chico Xavier. Emmanuel tem atuação de destaque no campo do estudo, prática e divulgação do Evangelho de Jesus, a partir da Doutrina Espírita.
O mentor fez parte da equipe que auxiliou Allan Kardec na Codificação do Espiritismo. A coleção Fonte Viva constitui valiosa fonte auxiliar de esclarecimento nos estudos dos textos evangélicos e instrumento essencial para aperfeiçoarmos os nossos sentimentos, afinando-nos com as lições de humildade e amor ministradas e exemplificadas por Jesus.

Alheamento



"'Jesus, para a humanidade, sempre foi uma personalidade pouco entendida. O aprendiz do Evangelho ouve Suas palavras, mas não entende. Esse aprendiz são praticamente todos Seus “seguidores'. Lembremos algumas de suas palavras: “amar os inimigos”. As pessoas ouvem, mas não entendem e não conseguem praticar.
Assim também muitos outros ensinamentos tais como: Dar sem esperar retribuição. Auxiliar os que nos maltratam e caluniam. Fazer todo bem, mesmo que todos à nossa volta estejam a nos digladiar. Não desejar o mal a ninguém e desculpar sempre. Viver em paz mesmo em meio às vicissitudes e incompreensões.
Ser exemplo em qualquer situação ou local em que se encontre. Muita gente escuta os ensinamentos, mas não conseguem atinar a maneira de seguir e, portanto, não entendem. Mas isso é porque os estudiosos sempre usam o cérebro para o qual muita coisa parece não ter lógica. Se fixassem o pensamento abrindo o coração à piedade, à caridade e ao desejo do bem a todos, talvez pudessem “ouvir” as palavras do Mestre.
A íntegra do artigo de Julio Capilé pode ser lida no Blog Mensageiro: mensageiro.comunhaoespirita.org.br

Nosso Lar completa 40 anos

Fonte: Jornal Mural
O Nosso Lar comemorou 40 anos de fundação em uma festa no dia 15 de setembro, com direito a pão de queijo, suco, bolos e a tradicional canjica.
Mas as estrelas do evento foram, como sempre, as crianças, que dançaram, cantaram e declamaram poesias.
As crianças menores fizeram uma apresentação sobre a importância das visitas.
Atualmente, o Nosso Lar abriga 40 crianças de zero a 18 anos.
Grande parte das doações destinadas à entidade são enviadas pela Comunhão, que também organiza visitas, feitas aos domingos, das 9h30 às 12 horas, em prol das crianças.

Encontro de dirigentes e palestrantes espíritas

Fonte: Jornal Mural
Troca de experiências e conhecimentos.  Esse foi o objetivo do Encontro de Dirigentes e Palestrantes Espíritas, que aconteceu na Comunhão.
Foram cinco encontros durante as quatro sextas-feiras de setembro e a primeira de outubro, das 19h30 às 21h.
Segundo a vice-presidente da Casa, Lisieux Bittencourt, o encontro discutiu seis temas básicos: aprimoramento do desempenho como palestrante e dirigente espírita, comprometimento doutrinário, pontualidade, afabilidade, verbalização e ética comportamental.

Novos horários de atendimento fraterno

A Diretoria de Atendimento e Orientação (DAO) está disponibilizando novos horários de atendimento fraterno individual a todos que procuram a Comunhão para iniciar algum tipo de tratamento ou orientação.
Anote: terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30; e sábados, das 9h30 às 12h.
Mas, para os que preferem à tarde, continuam valendo os antigos horários:
segundas: 15h30 às 17h e das 18h30 às 21h30;
terças: 15h30 às 17h e das 19h às 21h30;
quartas: 15h30 às 17h e das 19h às 21h;
quintas: 15h30 às 17h e das 18h30 às 21h30;
sextas: 15h30 às 17h e das 18h30 às 21h;
sábados: 18h30 às 20h;
domingos: 17h às 18h30.
O agendamento para atendimento é feito por ordem de chegada.
Começa 15 minutos antes do início dos trabalhos e estende-se até 45 minutos antes do encerramento.